quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Crônica da Madruga: Gina, a moça dos Palitos de dente

A ideia desse post INÚTIL surgiu a alguns minutos, quando fui a cozinha beber água e senti que alguém me observava. Virei para o balcão e, como de costume, tomei um susto, com aquela loira esquisita do famoso "Palito Roliço de Madeira GINA". Foi então que decidi pesquisar e descobrir QUEM é essa fulana ai que me assusta toda vez que entro na cozinha.
O nome dela realmente é Zofia Burk. Gina é o apelido da mãe dos donos da empresa fabricante dos palitos (Rela S/A Indústria e Comércio), a dona Regina. Os palitos deles foram batizados assim ainda em 1947, quando a marca foi criada.
 Em 1975 foi decidido ilustrar a caixa dos palitos. Zofia era uma das modelos publicitárias mais requisitadas. (fazia vários comerciais - de maquiagem a sabão em pó). E ai se eternizou. O curioso é que Zofia nunca soube para quais fins seriam usados sua imagem, tento até uma relação tumultuada com a empresa: 
Zofia Burk atualmente
“Fiz esta foto em 75 e ela começou a ser veiculada em 76. Não conheço a fábrica, não tenho nenhuma relação com a Rela (fabricante dos palitos). Na época, nem sabia que a foto era para aparecer na caixa. Achei que fosse para um display de supermercado. Nem me maquiar direito eu me maquiei…”

“Estava de cabelo preso porque me pediram para ficar com cara de dona de casa”

“Assinei cedendo minha imagem por tempo indeterminado. Mas eles usam hoje minha imagem como marca, e não dei autorização para isso”

“Nunca recebi nenhum direito autoral pela foto, na época eu processei a GINA, mas como o processo estava saindo muito caro acabei desistindo”

“Ser” a Gina não é algo importante pra mim, mas vejo que isso é importante para as pessoas. Quando eu trabalhava na Credicard, toda vez que chegava um funcionário novo me apresentavam como a “moça dos palitos”

Estas declarações foram dadas por Zofia em entrevista  Diógenes e Daniel Sim ao site Babado

Nenhum comentário:

Postar um comentário