terça-feira, 29 de novembro de 2011

Crônica da Madruga: desenhos e animes que fizeram história (parte um)



Boa noiteeeeee!!! Aqui estou eu, com mais uma vã tentativa de trazer cultura para esse povo madrugador da net.
A ideia de hoje surgiu após um post no Facebook de um amigo e de alguns videos que vi. Resolvi colocar alguns desenhos e animes clássicos que pintaram no Brasil nas décadas passadas.
Apesar de gostar de alguns desenhos novos (admito que sou fã da 1ª temporada de Ben 10, Bob Esponja, Os Padrinhos Mágicos, As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, dentre outros), tenho um pouco de pena dessa "nova geração", que não sabe apreciar um bom desenho. Um exemplo disso foi outro dia, que escutei um garoto de uns 7 anos aproximadamente dizer que Caverna do Dragão era chato. Infelizmente, apreciar belas obras de arte como essa entraram em extinção, junto com discos de vinil, tazos, fitas k7, VHS e outros mais. Enfim, vamos a lista? (lembrando que irei colocar desenhos, animes e tokusatsus que eu assistia ok? ah, as aberturas estão em link, no título)

Nossa Turma (Get Along Gang)

Um desenho envolvente, que relatava a história de um grupo de amigos que se reunia em um vagão velho. A turma é composta pelo alce Montgomery, o líder do grupo; Zipper, um gato esportista; Vilma, uma ovelha convencida; Bingo, um castor atrapalhado; a cadela Dotty, uma líder de torcida; e a caçula do grupo, Márcia, uma porca-espinho.
Como a maioria dos desenhos animados da época, há vilões. Catchum e Leland, dois répteis que sempre tentam atrapalhar a diversão do grupo, e sempre tem seus planos frustrados.
O desenho focava, obviamente, a amizade, ensinando as crianças a não discriminar, já que os personagens eram bem diferentes entre si, mas esse fato não os impedia de praticar esportes e brincarem juntos.

Cavalo de Fogo (Wildfire)

Sem dúvidas, um desenho que marcou uma geração.

Quando era apenas um bebê, a princesa Sara foi salva das garras de uma bruxa maligna, conhecida como Lady Diabolyn, por um místico cavalo falante chamado Cavalo de Fogo, que a conduziu do planeta Dar-Shan para um local seguro, em um rancho em Montana, no oeste norte-americano. Ela é então cuidada por um homem conhecido como John Cavanaugh.
Por volta dos 13 anos de idade, Sara percebe que seu medalhão começa a brilhar. Logo, descobre que o amuleto é mágico e capaz de enviar um aviso ao cavalo que a salvou. Cavalo de Fogo enfim conta à Sara sobre quem ela realmente é. A jovem também descobre também que Diabolyn é irmã de sua mãe e que a mesma lançou um feitiço para que sua mãe abdicasse o trono.


Honey Honey (Honey Honey no Suteki na Bouken)


O desenho trazia as aventuras da garotinha Favos de Mel, que se passavam em plena Segunda Guerra Mundial, era uma mistura de aventura e comédia.A personagem principal era uma garotinha de 12 anos que ficou sozinha quando seus pais a abandonaram numa campina na Áustria, onde ela foi encontrada e criada por uma freira que lhe deu o nome de Favos de Mel. A menina vivia com sua gata de estimação chamada Lili e trabalhava como garçonete, até o dia em que sua modesta vida transformou-se totalmente na noite do aniversário da Princesa Flora.
A vaidosa e egoísta Princesa era uma linda nobre que destacava-se também por possuir um belíssimo e valioso anel de safira chamado "O Sorriso do Amazonas". A jóia muito popular na região chamou a atenção do ladrão Fênix que foi a festa de aniversário da Princesa e insinuou que a beleza da nobre era apenas efeito do anel. Extremamente nervosa, Flora enfiou o anel dentro de um peixe e o atirou pela janela. A gata Lili que por ali passava, ao comer o peixe, engoliu acidentalmente o anel  e passou a ser perseguida por todos aqueles que desejavam se casar com a princesa, pois ela, arrependida, prometeu sua mão àquele que recuperasse o anel.
Assim, Favos de Mel foi obrigada a fugir pelo mundo, com sua gatinha de estimação, para mantê-la viva. Atrás de Lili  estavam o policial do Serviço Secreto alemão Fritz Gestapo, o riquíssimo  Paulo Petro, o Rei Picareta, o Índio Jerônimo, a própria Princesa Flora, além do ladrão Fênix, um gatuno de classe e galanteador que tinha como animal de estimação o gatinho Raul, que vivia tirando Fênix do mau caminho.
 Depois de muitas brigas e perseguições o ladrão Fênix se apaixonou por Favos de Mel e teve seu sentimento correspondido. Além disso, a princesa Flora também começou a nutrir um amor pelo ladrão, mas era orgulhosa demais para assumir. No final, um médico retirou o anel de Lili, mas Fênix o roubou e fugiu. Favos de Mel descobriu que era irmã da Princesa Flora.


Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrena e adquirem cada um os poderes de um animal lendário: Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo.



Speed Racer (Mach Go! Go! Go!)


Esse pouca gente sabe, mas é um anime da década de 60, criado por Tatsuo Yoshida. Speed Racer foi o nome dado quando a série chegou aos EUA, devido desenhos orientais não fazerem sucesso no ocidente na época.
Speed Racer (nome dado na adaptação Norte Americana do anime, que nunca diz seu nome original, Go Mifune), um jovem e audaz piloto de corrida de 18 anos, dirige o carro Mach 5, criado por seu pai, Pops Racer e vive diversas aventuras dentro e fora das corridas.
O desenho é muito conhecido pela sua canção tema e pela ótima trilha sonora, que tocava ao fundo e tornava ainda mais emocionantes as corridas em que o piloto Speed participava, sempre repletas de acidentes espetaculares e "golpes sujos" dos participantes, tais como seus mais célebres rivais, a "Equipe Acrobática" e o "Carro Mamute". As corridas eram em locais inusitados, como selvas, desertos e até uma realizada dentro de um vulcão.
Speed Racer - Filme foi lançado em 9 de Maio de 2008 em Live-action (com atores reais), baseados na história original.
Vale ressaltar que, na realidade, a estrela do anime é o carro, Mach 5. O nome do anime original, Mach Go! Go! Go! pode ter 3 significados: Pode estar referindo-se diretamente ao carro (Go é cinco em japonês), pode referir-se ao piloto, Go Mifune ou pode ser uma expressão em inglês, literalmente, Mach Vai! Vai! Vai!


Os Animais do Bosque dos Vinténs (Animals of Farthing Woods)



Usando o mundo animal, o desenho trazia extraordinárias lições às crianças, como maneiras de enfrentar os obstáculos da vida, a socialização mesmo entre raças distintas, noções de solidariedade e respeito aos animais e ao meio ambiente. Para alcançar seus objetivos o desenho mexia com as emoções do seu público, ao apresentar personagens que lutavam pela sobrevivência e muitas vezes não resistiam, assim, nesse cenário próximo a vida real, é que Os Animais do Bosque dos Vinténs narrava suas histórias.
A história começa quando os animais são forçados a sair do bosque em que viviam por causa da invasão do homem em seu habitat, a modernidade estava destruindo florestas e assim suas casas. Após fugirem de um incêndio eles são guiados pelo sapo, liderados pela raposa macho Fox e pelo guru do grupo, um texugo velho, decidindo ir para o Parque da Corsa Branca, onde teriam melhores expectativas de vida. No caminho alguns animais se perdem, e outros se juntam ao grupo. Nessa primeira temporada as crianças se emocionaram com a morte dos Ouriços, que faltando pouco para chegar ao Parque da Corsa Branca, morreram atropelados. (admito que eu chorei absurdos)
Na temporada seguinte, os animais chegam ao Parque mas se deparam com um grande problema, uma empresa deseja construir um parque de diversões no local, desmatando todo o território. A Raposa e sua namorada, resolvem ir sozinhos, pois ela já se encontrava prenha e a saúde da Toupeira estava afetada por causa da árdua jornada. Então eles acabam indo a outro bosque, passando por vários problemas como: o rigoroso inverno do leste europeu. Foi aí que o Faisão, mostrou outro caminho sem ser pela floresta, mas sim por um trajeto mais perigoso,  o Caminho dos Lobos Azuis. A temporada termina com a Raposa tento seus filhotes e a morte da Toupeira.
Nesse segundo ano, aparecem as raposas azuis e as raposas dos Vinténs, com quatro filhotinhos; Sonhadora, Aldaz, Amigo e Charmosa.
Na última temporada do desenho, os protagonistas são os netos do Fox e do Cicatriz que lutam contra a invasão de ratos no parque.

Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons)

Como não falar de Caverna do Dragão? A história começa em um parque de diversões, quando seis amigos adolescentes, Hank, Eric, Presto, Diana, Sheila e seu irmão Bobby, resolvem ingressar na nova atração do parque o brinquedo Dungeons & Dragons, uma espécie de trem fantasma. Ao entrarem numa montanha eles são transportados para um mundo místico, com calabouços e dragões. A primeira preocupação é como voltar pra casa, mas eles não sabem o caminho de volta e só uma pessoa parece poder ajudá-los, o Mestre dos Magos, um sábio e poderoso ser que lhes entrega armas mágicas para que possam se defender naquele mundo repleto de perigos.

Dennis, o Pimentinha (Denis, the menace)


Dennis Mitchel é um garoto de classe média,  que tem 5 anos e meio  e anda sempre com o seu macacão vermelho,  levando no bolso  a famosa estilingue, Deus sabe pra quê! O loirinho garoto é filho único de Alice Mitchel e Henry Mitchel, e por ser cheio de boas intenções, estava sempre em busca  de ajudar os mais velhos e era exatamente aí que a confusão estava feita, pois sem querer ocasionava um monte de confusões e ele era tido no final como uma peste! Os pais sabem como lidar com o filho que têm, mas a coisa só explode quando as confusões atingem o velho e ranzinza vizinho Sr. Wilson que quer pegar o garoto a todo custo.


He-man e os Defensores do Universo (He-man and the Masters of Universe)


He-Man na verdade escondia-se por trás da identidade do Príncipe de Etérnia, Adam, filho do Rei Randor e da Rainha Marlena, um jovem que ganhou a  Espada Mágica depois de ser levado ao Castelo de Greyskull pelo amigo Mentor. Erguendo a espada de Greyskull e gritando "Pelos poderes de Greyskull... Eu tenho a Força!"  ele transformava-se em He-Man, o homem mais poderoso do universo. Ao seu lado estava seu tigre de estimação, o medroso Pacato, que quando tinha a espada de Greyskull apontada para ele durante a transformação de He-Man, virava o “Gato Guerreiro”, um animal forte e feroz e que servia de montaria para o herói.


Bem gente... Eu vou parar por aqui, mas prometo que continuarem amanhã com a lista.
Espero que gostem.

Beijos e uma boa madrugada







Nenhum comentário:

Postar um comentário