sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Especial Fernando Colunga: as mil faces de um Galã

Não é segredo para ninguém que eu sou completamente louca e apaixonada pelo ator e dublador mexicano Fernando Colunga, atualmente no ar na TV brasileira no SBT, interpretando Luís Fernando, na reprise de Maria la del Barrio.
A verdade é que o perfeitíssimo começou a trabalhar na Televisa como dublê, em 1988. Antes tinha sido Barman e administrador, além de ter estudado engenharia civil.
Já ganhou inúmeros prêmios como ator e atuou em diversas novelas com grandes atrizes. A coisa que mais admiro nele, além da beleza, é o fato de conseguir interpretar os mais diversos tipos de personagens. Colocarei aqui imagens e descrições de todos os personagens interpretados por ele nas novelas exibidas no Brasil:

Em 1992, interpretou Chico, em Maria Mercedes. Fazia o papel do "Bad Boy" vizinho da "Minhoca", que sempre arrastou uma asinha para ela, mas nunca obteve sucesso. A graça desse personagem era a mania de misturar expressões em inglês nas suas frases.



Já em Marimar, de 1994, interpretou o "bom moço" Adrian Rosales, um engenheiro que chegou a San Martin de la Costa e logo se encanta pela bela Marimar. Chega a propor casamento a jovem, porém esta desiste quando Sergio, seu grande e verdadeiro amor, reconhece seus erros e decide voltar a viver com ela.



Talvez esse seja o auge do ator aqui no Brasil: o canalha, manipulador, mimado, safado, porém sonho de consumo, Luís Fernando de la Vega, de Maria la del Barrio, de 1995. A novela é dividida em duas fases. Na primeira, ele está exatamente da forma como descrevi e, tudo que faz, é querer se vingar de um "fora" que levou em cima da pobre e ingênua Maria. Não entrarei em detalhes, afinal... A novela está no ar (acho difícil alguém ainda não ter assistido, mas...ODEIO SPOILERS)


Em 1997, ao lado de Letícia Calderón, estrelou Esmeralda. Na trama ele é Jose Armando Peñarreal, um jovem culto e bem educado, que na verdade é filho de uma mulher pobre, porém foi trocado pela parteira Dominga, para dar alegria de um filho homem a Don Rodolfo Peñarreal. A verdadeira criança Peñarreal é na verdade Esmeralda, que nasceu cega e, por ironia do destino, conhece e se apaixona por Jose Armando.

Em 1998, Fernando Colunga interpreta o corno manso, digo, milionário falido Carlos Daniel Bracho em La Usurpadora, talvez, junto com Luís Fernando, um dos papeis mais reconhecidos dele no Brasil.
Na trama ele é pai de dois filhos e está em seu segundo casamento, com a excêntrica, adultera, fútil e ardilosa Paola. Porém, após uma tramoia da mesma, ele se apaixona pela gêmea de sua mulher, a meiga Paulina, que chega a sua casa se passando pela irmã. (vai ver o resto no Youtube, vai....) Interpretou o mesmo papel em "Mas allá de la usurpadora.



Nos anos 2000, interpretou o mulherengo e aventureiro Carlos Manuel Rivero, na segunda fase de Abrazame muy fuerte. Na trama, Maria do Carmo se apaixona perdidamente por ele na primeira vez que o vê, mas o rapaz é dado a aventuras e se envolve com Débora, a amante do próprio tio, mas se separa dela e passa a namorar Cristina ao ver que é totalmente apaixonado por ela, e Estela o acha um bom homem e como para todos os efeitos é a mãe de Maria do Carmo, consente o namoro, mas antes avisa a Cristina, que fica feliz ao ver a filha despertar para a vida.

Em 2003, ao lado de Adela Noriega, protagonizou Amor Real, uma novela que se passa no século XIX, onde era proibido o romance entre pessoas de classes diferentes.
O galã interpreta Manuel Fuentes Guerra, um jovem médico, filho bastardo de Joaquin Fuentes Guerra. Aborrece a sociedade em que convive. Apesar de seus modos um tanto ríspidos no fundo, tem um coração muito bom. Apaixona-se por Matilde Peñalver, para quem será um marido dedicado e carinhoso.


Em 2007, veio a revolução!! Meu papel preferido já feito por ele. Na telenovela Pasión (exibida no Brasil entre 2010 e 2011 pela CNT), Fernando deu vida a Ricardo de Salamanca y Almonte. O ódio nutrido por anos de seu tio Timóteo para com seu pai fez com que este o acusasse de assassinato após a morte de seu progenitor, obrigando-o a fugir. Na fuga, seu barco é atacado por piratas que dão-lhe duas escolhas: morte ou pirataria. A partir daí passa a ser conhecido como El Antillano. Sequestra Camila Darién , porém esta é comprada por seu tio e herda sua fortuna, após a morte do velho. Com o tempo os dois se apaixonam, e terão que lutar contra muitos para serem felizes (Vai no youtube, vai....)

 Em 2008 interpretou Eduardo Juarez y Cruz/Franco Santoro, na envolvente Mañana es para Siempre. Após ser acusado de aproveitador pela malvada Bárbara Greco (tudo por que deu um beijo inocente em Fernanda Elizalde no dia da primeira comunhão da garota) é enviado para um internato na cidade grande, crescendo longe da mãe e dos amigos de infância. Os anos passam e Eduardo, depois de ter se magistrado nos Estados Unidos, volta à fazenda e encontra sua mãe muito doente. Ela conta do suplício que tem vivido e ele jura fazer justiça. 
Usando o nome de Franco Santoro, jura revelar a verdade sobre Barbara Greco e Artêmio Bravo, salvar a família Elizalde e, assim, viver feliz com Fernanda. (VAI PRO YOUTUBE OU WIKIPÉDIA SE QUISER SABER MAIS)

Reza a lenda que o SBT comprou a última novela interpretada pelo Galã, Soy tu Dueña, porém, até agora não houve nenhuma confirmação dos fatos pela emissora de Silvio Santos. Dessa vez, o astro protagoniza a trama ao lado de Lucero (que foi a antagonista Barbara Greco em Mañana es para simpre) e Gabriela Spanic (com que atuou em La Usurpadora). Por hora, é só cruzar os dedos e esperar. Neste ano, Fernando completará 46 anos e, por enquanto, não fora chamado para nenhum projeto neste ano. Foi isso. Espero que tenham gostado desse especial!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário